VIAGEM VIRTUAL

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Unidade 4: Atividade 1:Currículo,Projetos e Tecnologia

A tecnologia hoje está presente em todos os ramos da sociedade e como bem sabemos a cada dia mais acessível às pessoas. A escola também vive este momento de adequação ao uso das mídias digitais, é inaceitável que no século no qual estamos vivendo nossos professores ainda trabalhem apenas com quadro giz.
O papel da educação é de preparar os discentes para estarem se adequando ao mundo que vive, pois o mesmo está em constante modificação. Para que isto aconteça, a escola precisa em todos os momentos está se adaptando as inovações para que os alunos busquem o seu conhecimento.
O uso de computadores e da internet tem uma função muito importante para as crianças porque além de brincar, conversar e jogar, elas também estudam e aprendem com entusiasmo. As informações atualizadas ajudam no desenvolvimento e no crescimento. O certo é que o seu uso em sala de aula muda, pois atrai a atenção dos alunos coisa que hoje o professor não tem conseguido.
A entrada dos recursos tecnológicos na educação tem seus aspectos positivos e negativos. È necessário que a escola tenha no seu plano pedagógico definindo a utilização dessa ferramenta para que venha favorecer a postura do professor em sala de aula e ajude os alunos a estabelecerem um elo de ligação entre os conhecimentos acadêmicos adquiridos e vivenciados assim ocorre a troca de experiências e idéias.
Lembrando que os aspectos negativos são as pessoas que atualmente não sabem informática não podem ser bons profissionais pois quase toda área profissional exige domínio de informática.Outro fator que se destaca como negativo é o conhecimento adquirido hoje pelas crianças na informática não valerá nada quando estes quando estes estiveram em idade para o mercado de trabalho.
A tecnologia exige uma nova postura do docente, ele deixa de ser apenas um agente que transmite informação para se transformar num orientador que vai ajudar seus alunos a selecionar informações sabendo articular-las. Portanto estes devem estar preparados, aptos e atualizados para enfrentarem este novo mundo e sua diversidade tecnológica. Esta integração das tecnologias a educação requer dos profissionais novas competências e atitudes para tornar a aprendizagem mais significativa ao aluno sem perder de vista o foco a intenção da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário